Perguntas Frequentes Gerais do sistema
Os dados serão processados uma vez
por mês, após o fechamento da competência do cnes, (conforme
cronograma disponível em
http://cnes.datasus.gov.br/pages/acesso-rapido/cronograma.jsp)
e disponibilizados no sisab após 5 dias.
Acesse o site:
http://egestorab.saude.gov.br/paginas/login.xhtml, inserir as
credenciais do gestor municipal de saúde terá acesso ao resumo
de envios por equipe, total de dados transmitidos por
estabelecimento e o total de fichas transmitidas por
competência.
Os dados apresentado na aplicação
neste momento não possui validação local. após o envio para o
servidor nacional os dados são validados na base do sisab,
portanto pode ocorrer diferença entre o número enviado e o
apresentado no sisab.
É necessário acessar com o cpf e
senha do gestor cadastrado no controle de uso do e-sus ab.
Para acessar o sisab:
http://sisab.saude.gov.br; será necessário entrar com o cpf e
senha do gestor cadastrada no controle de uso do e-sus ab, por
meio do cnpj e senha do fms (fundo municipal de saúde) que
recebe recursos do ministério da saúde (caso não saiba qual o
cnpj recebe o referido recurso,o mesmo devera entrar em
contato com a dicon do seu estado).
O próprio sistema pec possui
relatórios de produção onde poderá acompanhar a produção que o
município está realizando por competência, tais relatórios
estão disponíveis apenas para os perfis de gestão municipal e
profissional de saúde no pec. mas também é possível visualizar
tais informações através do sistema sisab, cujo link de acesso
é: sisab.saude.gov.br. tal sistema é a nível de gestão e, com
isso, os dados de acesso são os mesmos utilizados pelo gestor
do esus no sistema de controle de uso do esus ab (cpf e
senha).
Foi orientada a aguardar a sistema
atualizar a produção, os dados serão processados uma vez por
mês, após o fechamento da competência e disponibilizados no
sisab após 5 dias.
Foi orientado a acessar sistema de
controle de uso com senha do fms, selecionar envia senha no
local onde está seu nome e tentar realizar novo acesso.
O sistema sisab não possui esta
funcionalidade no momento.
Dúvidas sobre Indicadores do PMAQ
Os resultados dos indicadores são
apresentados apenas às equipes aderidas ao 3º ciclo do
Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da
Atenção Básica – PMAQ-AB.
O período utilizado foi o recorte
de janeiro a dezembro de 2016, considerando a estabilidade das
bases de dados que permitissem a avaliação.
A certificação ocorrerá no segundo
semestre de 2017, ainda sem previsão de data para divulgação
dos resultados.
A situação de inconsistência quer
dizer não envio da ficha pela equipe na competência avaliada.
Produção inválida quer dizer
produção zerada, isto é, sem registro nos campos obrigatórios
da ficha.
Produção inválida quer dizer
produção zerada, isto é, sem registro de população cadastrada.
Não registro de consulta realizada
por médico ou enfermeiro na ficha de atendimento individual ou
não recebimento destes dados no SISAB por ausência de
transmissão ou invalidação dos dados em relação às
regras/critérios de validação.
Não registro do tipo de atendimento
no campo de “Demanda espontânea” realizada por médico ou
enfermeiro na ficha de atendimento ou não recebimento destes
dados no SISAB por ausência de transmissão ou invalidação dos
dados em relação às regras/critérios de validação.
Não registro do tipo de atendimento
no campo de “Consulta agendada” realizada por médico ou
enfermeiro na ficha de atendimento individual ou não
recebimento destes dados no SISAB por ausência de transmissão
ou invalidação dos dados em relação às regras/critérios de
validação.
Não registro no bloco conduta do
item “Encaminhamento p/ serviço especializado” realizado por
médico na ficha de atendimento individual ou não recebimento
destes dados no SISAB por ausência de transmissão ou
invalidação dos dados em relação às regras/critérios de
validação.
Não registro no bloco tipo de
consulta do item “Primeira consulta odontológica programática”
realizada por cirurgião dentista na ficha de atendimento
odontológico individual ou não recebimento destes dados no
SISAB por ausência de transmissão ou invalidação dos dados em
relação às regras/critérios de validação.
O valor 20% é o parâmetro de
referência utilizado nos resultados do 1º e 2º ciclos do PMAQ.
Dessa forma, caso o resultado calculado do indicador apresente
valor maior que esse parâmetro será apontado inconsistência no
critério e o indicador ficará sem resultado.
O valor 2 é o parâmetro de
referência utilizado nos resultados do 1º e 2º ciclos do PMAQ.
Dessa forma, caso o resultado calculado do indicador apresente
valor maior que esse parâmetro será apontado inconsistência no
critério e o indicador ficará sem resultado.
14. O que significa soma do total dos tipos de serviços definidos para o indicador 4.1 igual a zero?
Não há nenhum registro de serviços
ofertados, descritos no Manual Instrutivo do 3º ciclo do PMAQ,
nas fichas de atendimento individual, de atividade coletiva e
de procedimentos.
15. O que significa soma do total dos tipos de serviços definidos para o indicador 4.2 igual a zero?
Não há nenhum registro de serviços
ofertados, descritos no Manual Instrutivo do 3º ciclo do PMAQ,
nas fichas de atendimento odontológico individual e de
atividade coletiva.
A situação de inconsistência
aplica-se apenas às equipes de municípios que possuem população
menor que 2.000 habitantes. Nesse caso, a inconsistência para a
população cadastrada ocorre quando a equipe envia o total de
cadastro realizado menor que 50% da população de seu município.
Essa situação inviabiliza o cálculo dos indicadores 1.1 e 1.6,
pois é base para o denominador.
A situação de inconsistência para a
população cadastrada ocorre quando a equipe envia o total de
cadastro realizado menor que 2.000 pessoas, ou seja, abaixo do
mínimo recomendado na Portaria nº 2.355, de 10 de outubro de
2013. Essa situação inviabiliza o cálculo dos indicadores 1.1 e
1.6, pois é base para o denominador.
A diferença está nos procedimentos relacionados à vigilância em
saúde bucal, que no Manual Instrutivo do 3º ciclo do PMAQ está
generalizado da seguinte forma: “avaliação dos itens de
vigilância em saúde bucal” e esse possui seis itens de
verificação: (1) Traumatismo dento alveolar;
(2) Abcesso dento alveolar;
(3) Alteração em tecidos moles;
(4) Dor de dente;
(5) Fendas ou fissuras lábio palatais;
(6) Fluorese dentária moderada ou severa.
Haverá uma atualização do Manual Instrutivo descriminando todos eles.
(2) Abcesso dento alveolar;
(3) Alteração em tecidos moles;
(4) Dor de dente;
(5) Fendas ou fissuras lábio palatais;
(6) Fluorese dentária moderada ou severa.
Haverá uma atualização do Manual Instrutivo descriminando todos eles.
O serviço “Ação coletiva de exame
bucal com finalidade epidemiológica” deverá ser registrado
pelas equipes com o código 01.01.02.004-0, dentro da: Ficha de
Atividade Coletiva - Práticas em Saúde - campo 14: Outro
procedimento coletivo/Código do SIGTAP .
Sim. É possível ainda registrar
fichas de atendimentos passadas, corrigindo aquelas que foram
registradas de forma errada; porém, essa correção não poderá
ultrapassar o tempo de 1 (um) ano. Por exemplo: se estamos no
mês de março, a última competência fechada foi fevereiro/2017.
Dessa forma, o gestor poderá atualizar fichas do período máximo
de um ano atrás (fevereiro/2016 a fevereiro/2017)..
Sim, o denominador do indicador 1.2
é usado como numerador para o indicador 1.1. No entanto, para
calcular a média de atendimentos de médicos e enfermeiros por
habitantes (indicador 1.1) também é preciso ter, pelo menos,
mais de 2.000 pessoas cadastradas por equipe nos casos de
municípios com população maior de 2.000 habitantes e, de no
mínimo 50% de pessoas cadastradas no caso de municípios com até
2.000 habitantes.
A forma mais eficiente de resolver tal situação é melhorando a
alimentação e o registro dos dados que sobem para o nível
federal, pois, apesar dos dados alimentados e enviados pelas
equipes, no e-SUS estes passam pela etapa de validação no nível
federal e só depois são disponibilizados no SISAB. Dessa forma,
pode acontecer que parte dos dados registrados nas fichas não
sejam validados. Para conhecer melhor os critérios de
validação, acesse o link
http://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorio/envio/RelPubEnvStatusEnvio.xhtml,
clique na barra lateral esquerda, o ícone “Documentos”, e baixe
no seu computador as notas técnicas – relatórios de
processamento/validação.
Sobre o relatório de indicadores da atenção básica, para corrigir as inconsistências apontadas, observe no mesmo os pré-requisitos para cada indicador, e quais deles apresentam problemas para correção ou reorganização do processo de trabalho das equipes.
Sobre o relatório de indicadores da atenção básica, para corrigir as inconsistências apontadas, observe no mesmo os pré-requisitos para cada indicador, e quais deles apresentam problemas para correção ou reorganização do processo de trabalho das equipes.
Esses números aparecem nas versões
mais antigas do Excel, onde nas versões mais atuais constam
símbolos para expressar a inconsistência com o dado para o
cálculo dos indicadores. Dessa forma, o código “0” indica que
não houve problema, ou seja, ausência de inconsistência. E o
código “1” indica inconsistência no critério utilizado devido a
não envio de ficha, produção zerada ou resultado inadequado
para o cálculo.